Consultoria tributária: por qual razão contratar uma?

Em tempos difíceis para a economia do Brasil e do mundo, o planejamento tributário pode ser uma das ações para manter a empresa no mercado.

Segundo pesquisas recentes, cerca de 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Pois, além de uma grande quantidade de impostos, taxas e contribuições, é preciso trabalhar com uma legislação complexa e ambígua, o que muitas vezes transforma a gestão de uma empresa em um grande desafio. Sem falar nas alterações na legislação habituais, onde estima-se que sejam criadas diariamente cerca de 46 novas leis tributárias.

Hoje, ainda temos um cenário de profundas incertezas diante da Covid-19, tornando-se essencial uma gestão fiscal para empresa, para enfrentar os desafios e apoiar na recuperação do negócio, se necessário.

É um desafio diário para as empresas cumprirem a legislação tributárias nas esferas federal, estadual e municipal, compreender tudo não é tarefa simples. Muitas empresas acabam enfrentando problemas financeiros devido à má interpretação das leis ou desconhecimento de sua aplicação na prática, levando a pagamentos indevidos ou a maior, e ainda por multas e sanções.

Dessa forma, contar com uma boa consultoria tributária é uma questão de estratégia e uma necessidade para a maioria das empresas. Além de eliminar dúvidas sobre o recolhimento de impostos, esse tipo de consultoria auxilia na otimização da carga de tributos, além de minimizar riscos de autuações e multas.

A consultoria tributária, busca realizar uma análise personalizada da legislação aplicada à operação da empresa, entendendo toda as regras tributárias aplicadas, visando a otimização da carga de tributos, e buscando a racionalização das rotinas da uma empresa, de modo que as tarefas, recursos e atividades sejam otimizados, e todas as obrigações acessórias cumpridas. Construindo um mapa de oportunidades para possíveis ingressos de pedidos administrativos ou judiciais com a finalidade de reduzir a carga tributária e, na maioria das vezes, requerer a restituição de valores pagos indevidamente, gerando os créditos fiscais.

Os tributos impactam diretamente na rentabilidade das empresas, bem como em sua competitividade no mercado em que atua. No Brasil, aproximadamente 33% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos, assim, é necessário buscar novas estratégias para se manter competitiva no mercado.

É nesse momento, que uma Consultoria Tributária é fundamental, pois é possível uma redução do custo total, através da possível redução do custo tributário, através da chamada elisão fiscal. E ainda, uma melhoria no fluxo de caixa da empresa, com a postergação do fato gerador do imposto ou ainda, recuperação de créditos tributários.

A redução da carga tributária é uma forma que muitas empresas encontram, inclusive, para sair de uma crise. Essa é uma alternativa dentro da lei que possibilita aos negócios devolver ao caixa, montantes que possam até mesmo impulsionar as suas finanças.

A Consultoria Tributária é uma excelente aliada na gestão de sua empresa, os principais benefícios são:

• Segurança Tributária;
• Economia Tributária;
• Recuperação de Créditos Tributários;
• Monitoramento de Risco Tributário;
• Gestão Tributária Estratégica.

Muitas empresas vêm adotando a consultoria tributária de forma preventiva, e já experimentam os impactos positivos, seja no orçamento, seja na diminuição de demandas jurídicas. Contar com profissionais que entendem da legislação relativa a tributos é a melhor forma de construir um plano de ação voltado à diminuição de gastos, além de criar boas práticas de conformidade, que evitam a aplicação de multas e outras sanções.

Em resumo, a consultoria tributária regulariza os pagamentos de tributos diretos e indiretos. Consequentemente, reduz custos tributários, aumenta a performance de fluxo de caixa e previne eventuais autuações do fisco.

A BRG Advogados presta assessoria em Direito Tributário, de forma clara e objetiva, ajudando a sua empresa a otimizar seus custos tributários e a tomar as melhores decisões para seu negócio.

Entre em contato e saiba mais informações.

Por: Portal Contábeis

Open chat
Precisa de ajuda?