ESG Pra Quê?!

ESG é uma sigla utilizada no universo dos negócios que mede o índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa. Essas três letras significam Ambiental, Social e Governança — do inglês Environmental, Social and Governance — e estão sendo apontadas como tendência nos últimos anos, pois trazem mais competitividade para as empresas e um melhor alinhamento com o seu público.

Diante disso, o ESG atua como um selo de qualidade de uma organização, pois, por meio da análise ambiental, social e de governança, é possível determinar como a empresa se posiciona em relação à sociedade e ao planeta, além de oferecer mais transparência ao investidor.

Investir na adoção do ESG é investir no futuro! Não deixe essa ação para depois, pois o mercado está cada vez mais ligado no comportamento das empresas, e a sua não está de fora.

Palestrante

Prof. Marcus Vinicius R. Gonçalves

Sócio na BRG Advogados, presidente do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Empresarial – ILADEM, membro da Comissão de Privacidade de Dados da OAB/SP, membro da Associação Nacional de Advogados de Direito Digital – ANADD e professor de Compliance e Direito Empresarial de Pós-Graduação da FGV.

O que é ESG?

ESG é uma sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance. Traduzindo para o português, indica um foco em questões ambientais, sociais e de governança – por isso, o termo ASG também se aplica em nossa língua.

A sigla, cada vez mais relevante, representa o compromisso e a responsabilidade de empresas em relação a:

Reduzir seu impacto ambiental, incluindo diminuir e compensar emissões de gases de efeito estufa (GEEs), adotando metas net zero;
Cuidar das pessoas que fazem parte do negócio – incluindo trabalhadores, fornecedores, clientes e comunidades onde estão instaladas;
• Adotar práticas de gestão que promovam ética, diversidade e transparência.

Quais são os 3 pilares do ESG?

O ESG é constituído por 3 pilares, que são os princípios ambientais, sociais e de governança. A partir disso, diversas metodologias e práticas são desenvolvidas para atingir o objetivo de cada pilar, contribuindo para a excelência e agregando valor ao negócio de forma abrangente.

Quais as vantagens do ESG na empresa?

Segundo os dados coletados recentemente, as principais vantagens de manter uma agenda ESG na empresa, na visão dos recrutadores, são:

• Melhora a imagem da empresa (55%);
• Aumenta a confiança do investidor (34%);
• Atração e retenção de talentos (33%).

Para que você tome as melhores decisões, listamos as principais vantagens que o ESG promove para a organização.

Desempenho financeiro

Em 2020, ano de pandemia e consequente paralisação da economia, as organizações que tinham como base os princípios de ESG alcançaram o melhor desempenho financeiro. Sendo assim, foi possível associar essa melhoria dos indicadores às empresas que elevaram suas estratégias de governança social e ambiental.

Empresas que praticam ESG conseguem reduzir perdas, melhorar a imagem da marca, eficácia no uso de recursos, engajamento dos colaboradores e contribuição da comunidade para a realização das atividades do negócio, aspectos que influenciam diretamente no desempenho financeiro.

Na palestra você saberá como aplicar ESG ao seu negócio. (NÃO IMPORTA O TAMANHO)

YouTube
LinkedIn
Instagram
Precisa de ajuda?